Você já ouviu falar em embalagem estendida? 

Esse termo é utilizado para designar as tecnologias capazes de complementar as informações que temos disponíveis na embalagem do produto – tudo isso através de dispositivos tecnológicos. A ideia é simples: escanear um código impresso que dará acesso a diversas informações relacionadas à mercadoria e também ao fabricante, um recurso que pode ser explorado tanto pelos varejistas quanto pelos consumidores.

É exatamente isso que os Códigos 2D da GS1 Brasil entregam! 

Utilizados no formato de QR Code, eles ocupam menos espaços que o código de barras tradicional e ainda podem armazenar uma quantidade bem maior de dados. A facilidade de escaneá-los também é um grande atrativo, já que qualquer pessoa que tenha um smartphone consegue fazer isso através da câmera. Isso expande ainda mais as possibilidades, já que não se limita somente ao scanner infravermelho tradicional.

No nosso artigo “Código 2D: a vantagem da embalagem estendida”, falamos um pouco sobre essa característica, mas hoje viemos reforçar quais funções fazem desses códigos o complemento perfeito das embalagens. Continue a leitura para saber mais!

Uma nova experiência para o consumidor

Quando falamos em embalagem estendida, estamos nos referindo a uma vantagem mais direcionada à jornada do consumidor, que poderá ter acesso a diversas informações que, outrora, não era possível. 

O conteúdo que será acessado através do código 2D fica a cargo do fabricante, que deverá fazer bom proveito dessa oportunidade para criar um vínculo de confiança maior com seu público. Aqui é possível utilizar a criatividade!

Tudo já começa antes do ato da compra. No caso de produtos alimentícios, por exemplo, é possível que o consumidor já acesse essas informações nos corredores do mercado, a fim de checar dados adicionais relacionados ao alimento em questão. 

É por isso que as marcas têm aqui uma oportunidade de ouro para estabelecer um contato mais transparente com seu público, não só convencendo mais pessoas a comprarem, mas também garantindo aos clientes mais antigos que aquela continua sendo a melhor opção.

O espaço de uma embalagem é limitado, mas o Código 2D acabou de vez com esse problema. De uma maneira rápida e fácil, o cliente pode ter acesso a conteúdo exclusivo como textos, imagens, vídeos e outros recursos que possam complementar as informações impressas. 

Além da possibilidade de incluir todas essas mídias em um único código, também é um recurso perfeito para fortalecer a marca através de materiais que promovem outros produtos e possíveis iniciativas da empresa como, por exemplo, de sustentabilidade. .

Vantajoso para os varejistas

O Código 2D também pode conter informações importantes sobre a cadeia de produtos, essas que podem ser úteis para o consumidor e para o varejista. Ele expande as características apresentadas pelo código de barras tradicional, então é possível ter mais controle sobre os estoques, prevenir perdas, rastrear mercadorias com mais facilidade e garantir uma autenticidade maior dos produtos.

Os Códigos de Barras ainda são dominantes no mercado, mas muitas empresas já estão se atualizando e até mesmo adotando o formato 2D como seu principal meio de atuação no varejo – algo que inclusive já está acontecendo no Brasil. Ficar a par desta tecnologia é sair na frente da concorrência e, não menos importante, garantir uma clientela cada vez mais fiel à sua marca.

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