Se o Código de Barras convencional já é considerado uma verdadeira revolução, o Código 2D chegou ao mercado para aprimorar ainda mais o acesso às informações, o que simplifica e otimiza ainda mais a jornada de compra, ou seja, beneficia desde empresas até consumidores.

Diferente do Código de Barras Convencional, que codifica as informações em apenas uma dimensão e possui uma capacidade de armazenamento limitada, o Código 2D, também chamado de Bidimensional, permite que as informações sejam codificadas em duas dimensões: transversal e longitudinal, ampliando expressivamente a capacidade de guardar informações. 

Outra facilidade que tem mudado a experiência das organizações são os tamanhos dos códigos impressos nas embalagens dos produtos. O novo código armazena muito mais informações, mas ocupa bem menos espaço, o que beneficia especialmente o design e melhora a experiência do cliente, que encontra mais comodidade, conveniência e praticidade nas embalagens dos seus produtos.

Um exemplo prático dessa comodidade, é o redirecionamento que o Código 2D faz para endereços eletrônicos que contêm qualquer tipo de informação ou acesso ao download de aplicativos. Além disso, a tecnologia é capaz de validar informações como a de ingressos para eventos e ainda acessar informações de meios de pagamento

No varejo, inclusive nos Pontos de Vendas, o Código 2D também promove diversas facilidades, visto que proporciona informações suficientes e que entram automaticamente nos sistemas das lojas, tornando assim a gestão dos produtos mais eficiente e dinâmica, aumentando a produtividade, facilitando o controle de estoque e a prevenção de perdas. 

Já no setor da indústria, os benefícios são igualmente notáveis, porque o Código Bidimensional viabiliza o melhor controle dos lotes de produtos e a rastreabilidade, garantindo mais segurança, resultados progressivos e agilidade em situações de crise, como é o caso de um possível processo de recall.

 

Cases de Sucesso

Como vimos, esse novo formato de Código de Barras introduz mudanças importantes para todos os setores da sociedade, então para ajudar as empresas a se adequarem a essa transformação, se inspirarem e enxergarem com mais clareza seus benefícios, separamos 4 cases recentes que alcançaram mais eficiência em seus processos a partir do uso do Código Bidimensional:

Parla Deli

No dia 28 de outubro de 2021, a GS1 Brasil habilitou, pela primeira vez no mundo, o Código 2D com o GS1 Digital Link, considerado uma evolução do Código de Barras. A leitura desse código foi feita na Parla Deli, que está há 12 anos no mercado e hoje possui mais de 2.000 SKUs, que variam entre itens industrializados e de fabricação própria.

O Código 2D, por enquanto, já trouxe alguns benefícios para a empresa como: ganhos de visibilidade na cadeia digital; alinhamento da linha de produção com o momento das vendas pelo e-commerce; mais eficiência na gestão de estoque e na data de validade dos produtos; informações adicionais sobre os produtos para uso do consumidor e mais eficiência no ponto de venda.

Confira aqui o case completo!

Leroy Merlin

Um dos exemplos de utilização do Código 2D no setor de construção é pela gigante Leroy Merlin, que evoluiu toda a sua cadeia de suprimentos do setor de revestimento cerâmico ao adotar o Código de Leitura Bidimensional GS1 Datamatrix para identificar lotes de produtos e unidades logísticas. O resultado foi uma melhoria expressiva na eficácia e produtividade do recebimento da grande variedade de cerâmicas em centros de distribuição e lojas.

Saiba mais!

Vapza Alimentos

Em 2021, com o lançamento da linha Marvel, a Vapza Alimentos decidiu implementar o Código 2D em suas operações, sendo uma das primeiras empresas, juntamente com a GS1, a utilizar essa solução.  Os padrões foram aplicados nos seis SKUs da linha Marvel e proporcionaram uma experiência única aos consumidores, afinal, bastava baixar um aplicativo no celular para fazer a leitura do código e acessar informações exclusivas sobre os alimentos.

Conheça mais sobre este case aqui!

Fugita

Após o sucesso no uso dos códigos lineares, a empresa Fugita decidiu dar um passo ainda maior e em 2022 resolveu adotar o Código 2D da GS1 nas suas embalagens com o objetivo de proporcionar a melhor experiência no compartilhamento das informações do produto e atendimento aos consumidores. Ao implementar a tecnologia, a empresa conseguiu em pouco tempo fornecer mais informações, facilidade e segurança aos consumidores; melhorar a gestão do estoque; proporcionar mais automação e segurança aos processos e alcançar a padronização global também nos Códigos 2D.

Confira essa história de sucesso completa!

O Sucesso do Código 2D na China

Em dezembro de 2022 aconteceu o Global Digital Trade Expo, um importante evento realizado na cidade de Hangzhou, que é parte da província de Zhejiang, na China. Na ocasião foi apresentado o projeto “Global Migration to 2D Barcodes (GM2D)” ou Migração Global para o Código 2D.

Na região, o projeto já possui 7.000 empresas de produção de alimentos participantes, além de 200 lojas da maior cadeia de varejo de mercadorias. Os principais resultados positivos já estão sendo notados e se mostram muito promissores.

Além de apresentar esses resultados, o evento estruturou uma área especialmente dedicada à exposição do Código 2D, que divulgou mais informações sobre o progresso da tecnologia e sobre a eficácia dos projetos pilotos locais em toda a região. 

Grandes empresas, como a China Commodity Call, aproveitaram a oportunidade para demonstrar interesse na aplicação do GM2D, considerando que os Códigos de Barras Bidimensionais poderão atender às necessidades das empresas para conectar cadeias de suprimentos upstream e downstream, otimizando seu gerenciamento de processos operacionais.

Quer saber mais sobre o que rolou no Global Digital Trade Expo? Leia a notícia completa!

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