Conheça o que impulsionou o mundo para a revolução 2D

Fundamental para empresas de todos os portes, o código 2D trouxe uma experiência única aos consumidores, varejistas e indústrias: processos de compra e venda facilitados, capacidade de armazenar dados ampliada e espaço ocupado pelo código reduzido. 

Enquanto o código de barras unidimensional comporta cerca de 20 caracteres numéricos, os códigos 2D podem armazenar mais de 7 mil caracteres numéricos, possibilitando pagamentos digitais, acesso a websites, troca segura de informações, armazenamento extenso de dados e outras funções.

Existem diferentes tipos de matriz do código 2D, como o Datamatrix, o mais conhecido até então, o QR Code. O tipo de matriz é composto de pequenos quadrados ou pontos chamados “células”, organizadas em uma tela quadriculada. Uma câmera decodifica o arranjo das células através do processamento de imagens. Ele pode ser lido a partir de qualquer direção, o que facilita muito o dia a dia das operações.

 

“Acidente é o nome do maior de todos os inventores.” – Mark Twain

 

O primeiro registro de um QR Code foi no Japão, em 1994, momento em que a tecnologia de fabricação automotiva estava ganhando força. A tarefa da equipe de Masahiro Hara para a empresa Denso Wave era criar um código de barras que pudesse rastrear facilmente automóveis e suas peças durante a fabricação. 

Hara afirmou recentemente que o uso atual de códigos 2D pelo público em geral é totalmente inesperado, especialmente o uso de QR Codes. Eles nem sequer imaginavam que o código seria usado fora da indústria automotiva.

Mas, à medida que a tecnologia se desenvolveu, o mesmo aconteceu com a velocidade de fabricação em diversos setores. Peças corriam pelas esteiras de produção e passavam pelas fábricas com velocidade cada vez maior. O tempo que levava para um código de barras EAN tradicional digitalizar os dados não era mais suficiente. A notícia de um código que permitia maior velocidade, segurança e capacidade de armazenar dados foi prontamente vislumbrada como uma excelente oportunidade para empresas e consumidores. 

Velocidade e praticidade alinhadas à indústria e aos desejos do consumidor 

A digitalização rápida é a principal razão pela qual Hara e a Denso Wave decidiram criar o QR Code, tanto que a própria sigla significa “resposta rápida” (Quick Response). A bidimensionalidade do código 2D acelera a digitalização de duas maneiras: 

  •     Mais dados podem ser acessados ​​por scanners ópticos a qualquer momento. Isso ocorre porque o scanner óptico está acessando informações codificadas em duas direções.
  •     O próprio código pode ser escaneado de ângulos e distâncias mais versáteis, o que é útil, por exemplo, para peças de máquinas se movendo ao longo de uma linha de montagem em ritmo acelerado.

Além disso, o mercado altamente competitivo e guiado pelas necessidades do consumidor final ressalta a necessidade da solução. O fato de poderem ser escaneados por câmeras de celular, torna os códigos 2D uma escolha perfeita para uma ampla variedade de conteúdos voltados para o cliente, como um menu de restaurante ou um catálogo de produtos do varejo. São fáceis de criar e manter, inclusive para pequenas empresas. 

Implemente hoje mesmo a tecnologia que revolucionou a indústria global!

 

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